Entenda como usar cintos em combinações interessantes e saiba como evitar os principais erros ao incluir o acessório no look
Entender como usar cintos para montar looks interessantes não é uma tarefa fácil como alguns podem pensar, e prova disso são as muitas imagens vistas nas revistas e sites de moda onde o acessório é o principal responsável por combinações que não valorizam em nada as formas e o estilo de diferentes mulheres. Mas da mesma forma que esta simples faixa na cintura pode acabar com um visual elegante, ela também pode valorizar muito um look quando usada da maneira correta – tornando-se uma importante aliada para quem busca diferenciais na hora de se vestir.
Alongar a silhueta, dar graça a uma combinação e criar a impressão de uma cintura mais fina são apenas alguns dos truques possíveis para as que entendem como usar cintos da maneira certa – e as dicas a seguir podem lhe ajudar a evitar erros nas próximas vezes em que este popular acessório fizer parte do seu look:
- Ao usar vestidos, opte por cintos de cores lisas e tonalidades próximas às da peça. Isso faz com que a silhueta fique mais longa e sequinha – enquanto tons contrastantes criam o efeito oposto, achatando e aumentando a silhueta. Vale lembrar que a posição do cinto deve ser na própria cintura; ou seja, na parte mais fina entre os quadris e o busto.
- Se a peça não tiver passante ou a grossura do acessório for mais grossa que a do passante, certifique-se de que as peças que compõem o look são capazes de “segurar” o cinto na mesma posição. Ele deve ficar onde o passante estaria – caso contrário, pode acabar provocando um efeito que desvaloriza a combinação, pois provavelmente mudará de posição o tempo inteiro.
- Evite usar cintos posicionados pouco acima dos quadris e por cima de blusas ou camisas. Essa escolha, além de achatar a silhueta, não favorece em nada as formas do corpo (principalmente das mais cheinhas).
Evitar:
- Só opte por cintos grossos demais ou com muitos enfeites se o seu corpo for mais magrinho. Esse tipo de escolha cria a impressão de cinturas e quadris mais largos, e quem tem o corpo cheio de curvas deve evitar.
- Ao usar looks coloridos ou com estampas, prefira cintos mais simples e neutros, evitando que o acessório “brigue” com o look.
- Usar cintos por cima de casacos ou cardigãs é uma ótima forma de deixar o look mais interessante. Aqui, vale a mesma regra do uso do cinto com vestidos: quanto mais próxima a tonalidade do cinto for em relação à cor do casaco, melhor!