Dicas de como comprar menos e melhor para fugir do consumo desnecessário
A sensação de não ter o que vestir, mesmo com o guarda-roupa lotado, é bastante comum para boa parte das mulheres. Mas esse tipo de problema pode ser eliminado da vida de quem entende como comprar menos e melhor, já que o que motiva essa situação são as escolhas erradas na hora de compor o guarda-roupa.
Para aprender como comprar menos e melhor, no entanto, é preciso ter em mente que o mais importante é apostar em peças que possam combinar com diferentes estilos e render muitas combinações, no lugar de levar para casa modelos desnecessários ou difíceis de combinar. Pensar em pelo menos três outras peças que você já tem no guarda-roupa e podem ser usadas com sua nova aquisição pode ser uma boa forma de evitar compras equivocadas, e uma técnica que ajuda a eliminar do armário aquelas peças que nunca são usadas, pois não combinam com nada.
Mas isso não quer dizer que investir em tendências da moda seja algo proibido, contanto que a peça lhe agrade muito, caia bem no seu corpo e tenha bastante a ver com sua personalidade; já que, na grande maioria das vezes, modelos icônicos demais têm um prazo de validade curto – mas tudo é permitido quando se sabe o que fica bem e o que combina com o seu estilo pessoal.
Com isso em mente, fica claro que ter modelos clássicos e de cores neutras é fundamental para acertar na hora de montar looks, mas para que eles fiquem mais interessantes, o ideal é apostar em peças diferentes que possam ser combinadas com as mais básicas – sendo que tudo deve respeitar e estar de acordo com o seu gosto e o seu nível de segurança para usar o que for comprado no dia-a-dia.
Confira, a seguir, algumas dicas simples e práticas para ter em mente na próxima vez que sair para fazer compras e aproveite um guarda-roupa cheio de possibilidades!
- Não compre peças sem necessidade.
- Pense com que outras peças que você já tenha ela poderá ser combinada.
- Sempre prove a peça e analise o caimento dela no seu corpo.
- Se não achar que ficou bom, não leve – mesmo que a vendedora diga que ficou. Você é quem deve se sentir confortável na peça.
- Não leve a peça se ela precisar de muitos ajustes e não queira modicar a estrutura dela. Você vai gastar ainda mais para fazer as alterações e a roupa pode não ficar como você imaginou.
- Se estiver na dúvida, não compre.
- Faça compras quando tiver tempo e paciência. A pressa é inimiga das boas compras.
- Preste atenção no nível de praticidade que será necessário para conservar e limpar a peça antes de comprá-la.