Aproveite a chegada do frio e entenda como usar casacos para deixar seus looks de inverno mais interessantes
A proximidade do inverno faz com que as roupas mais quentinhas e pesadas comecem a ocupar espaços de destaque no guarda-roupa, e saber como usar casacos é essencial para montar looks interessantes na estação mais fria do ano.
Embora haja mulheres ainda não deem muita importância à peça na hora de escolher o que vestir, vale lembrar que a escolha do modelo certo pode ser decisiva para acrescentar elegância às suas combinações, e entender como usar casacos que favoreçam as formas do seu corpo é o primeiro passo para não errar na hora de “esquentar” os looks.
Para quem busca versatilidade, casacos de cores mais básicas e neutras como preto, off-white, azul-marinho, caramelo e bege são verdadeiros coringas, e quem quer fugir de looks que deixem o corpo mais amplo deve ficar longe de modelos com ombreiras ou cortes quadrados demais – enquanto as mulheres de quadris largos e as mais baixinhas podem ser favorecidas com modelos de comprimento pouco acima do osso do quadril.
Embora haja diferentes comprimentos da peça que possam cair bem em pessoas com biótipos distintos, vale lembrar que também há algumas regras básicas para entender quais são as melhores formas de casaco para determinados tipos de corpo, e, a seguir, você confere um guia básico para não errar na hora de escolher o modelo mais apropriado.
- Corpo retangular
Casacos acinturados são os mais indicados, e modelos acinturados com ombreiras ou detalhes nos ombros – assim como os modelos trench-coats usados fechados ou com as tiras amarradas em laço nas costas, casacos que se abrem em A a partir da cintura, entre outros.
- Corpo ampulheta
Os modelos mais retos com um leve acinturado ficam mais adequados nas mulheres de corpo ampulheta, e os ombros do casaco devem ser mais simples e sem detalhes.
- Corpo oval
O comprimento um pouco acima do quadril (em cima dos ossinhos do quadril) e o modelo acinturado são os mais indicados para quem tem o corpo oval. Modelos curtos e quadrados, largos e retos ou que acabam no meio dos quadris devem ser evitados.
- Corpo triângulo
Ombros estruturados e comprimento em cima do osso do quadril são os que mais valorizam a silhueta, ao contrário dos casacos muito curtos ou dos que tem comprimento abaixo e no meio do quadril.
- Corpo triângulo invertido
Os ombros não devem ser estruturados ou com detalhes, evitando realçar ainda mais uma parte do corpo que já é mais ampla, e os modelos curtos demais também devem ser deixados de lado – dando espaço para modelos que terminem acima dos quadris.
Alguns casacos