Entenda como combinar cores de roupas e escape de looks onde a harmonia não está presente
Em busca de looks interessantes, muitas pessoas acabam pecando pelo exagero na hora de se vestir, e as escolhas erradas podem acontecer tanto no que diz respeito ao tipo de acessório como nas formas das peças que compõem o visual. Mas saber como combinar cores de roupas também é um ponto importante e muitas vezes ignorado por quem quer ousar; provocando misturas que até podem chamar a atenção de quem passa, mas nem sempre pelos motivos certos.
Por isso, entender como combinar cores de roupas – assim como que tipo de formas são mais adequadas para o seu tipo de corpo – é um dos primeiros passos para aprender a montar looks criativos, apropriados e interessantes; sem cair nos clichês ou nas combinações que seguem as tendências de moda do momento.
O círculo cromático (foto) pode ajudar muito na decisão de quem quer combinar diferentes tonalidades na hora de se vestir, e entender algumas normas que ditam a harmonia dessas misturas pode ser a salvação para quem gosta de looks nada cansativos. Confira as principais regras de combinação para se vestir bem e fugir de erros na hora de misturar cores:
- Harmonia monocromática
Propõe combinações da mesma cor da cabeça aos pés. Embora a ideia de um look inteiro na mesma cor possa parecer um pouco monótona, vale ressaltar que a mistura de tons e texturas diferentes pode deixar esse tipo de visual interessante e ousado – e ainda com o bônus de alongar e até afinar a silhueta, dependendo da combinação.Exemplo: Off White.
- Harmonia análoga
Propõe combinações vizinhas no círculo cromático – onde é indicada a mistura de uma cor com as duas que aparecem imediatamente ao seu lado.Exemplos: Azul + violeta, azul + verde, laranja + amarelo, vermelho + rosa, vinho + rosa, laranja + vinho.
- Harmonia complementar
Propõe combinações diretamente opostas no círculo cromático. Provocando um contraste mais evidente e forte, pode gerar alguns dos resultados mais interessantes entre as combinações de cor – e costuma ser adotado por pessoas que gostam de ousar bastante nos looks.Exemplos: Azul + laranja, azul + amarelo, azul + vermelho, amarelo + violeta, violeta + verde, rosa + verde, vermelho + verde.
- Harmonia triádica
Propõe a combinação de três cores diferentes e que apareça posicionadas como um triângulo dentro do círculo. Sem dúvidas, é a mais ousada e perigosa de todas as combinações, e deve ser adotada com cautela e bom-senso.Exemplos: Vermelho + azul + amarelo, violeta + verde + vermelho, roxo + rosa + amarelo, roxo + verde + laranja, rosa + vermelho + verde, amarelo + azul + verde.
Seguindo as regrinhas de combinação expostas, as chances de errar já ficam bem pequenas. No entanto, quem ainda tiver medo de seguir à risca as propostas do círculo cromático também pode apostar em misturas de cores mais seguras nas roupas – deixando a combinação de cores dos acessórios como a parte de mais destaque no look.
Vale lembrar, ainda, que a combinação de cores neutras (como branco, cinza, bege, nude e preto) também pode ser super interessante, e ainda descarta quase qualquer possibilidade de erro!