Saiba como montar uma mala de viagem sem deixar nada do que você precisa de fora e levando muitas opções otimizando espaço
Pode parecer algo simples, mas montar uma mala de viagem não é uma tarefa fácil, especialmente quando essa mala será sua única fonte de vestuário durante o período de férias, por exemplo. Além de ser preciso ter peças suficientes para compor looks para diferentes dias e ocasiões, também é necessário ter calçados e acessórios que possam ser combinados para dar mais graça ao visual – e, na maioria dos casos, uma única mala começa aparecer muito pouco quando isso é levado em consideração.
No entanto, tendo em mente alguns truques especiais, é possível montar uma mala de viagem preenchendo todos esses quesitos e ainda otimizando espaço, para que nada do que você precise durante o passeio fique esquecido em casa. Por isso, separamos algumas dicas especiais para quem quer praticidade e eficiência na hora de arrumar as malas, como você confere a seguir.
Planejamento
É preciso levar em conta o ambiente, o tipo de viagem e o que será necessário durante esse período. Portanto, vale a pena considerar:
- Qual a duração da viagem?
Permite que seja determinada uma quantidade de looks para levar na mala.
- Qual o clima do local?
As escolhas devem ser feitas de acordo com o clima da região, incluindo peças pontuais para eventuais surpresas na previsão do tempo.
- Qual a programação?
Haverá festas? Irei à praia? Farei trilhas? Esses tipos de programa exigem acessórios e peças diferentes, e isso pode ser determinante para a composição da mala.
- Check List
Fazer uma lista com os principais documentos (identificação, passaporte, passagens, tickets de passeios), informações (telefones, endereços de hotéis) e itens que não podem ser esquecidos (remédios, cosméticos, eletrônicos, cabos) é fundamental para não ter surpresas desagradáveis.
Seleção de peças
Terminado o planejamento, é necessário fazer a escolha dos looks para a viagem, que devem priorizar:
- Peças confortáveis;
- Peças que não amassem com facilidade;
- Peças de cores e modelos que rendam bastante combinações;
- Sapatos ‘chave’, que possam ser usados com diferentes looks;
- Acessórios de destaque, que façam diferença em looks mais básicos (vale lembrar que lenços são boas opções para deixar o look interessante e quase não ocupam espaço);
Montagem da mala
Selecionadas as peças, calçados e acessórios que serão levados, é hora de colocar tudo dentro da mala. Com as dicas abaixo, é possível otimizar espaço e manter peças especiais nas melhores condições.
- Faça rolinhos com calças jeans e peças de malha que não amassem (isso se a maioria não forem peças que amassam);
- Coloque acessórios (em saquinhos) dentro dos sapatos que levar na mala;
- Procure levar poucas bolsas, e a maior delas junto com a mala de mão;
- Leve poucos sapatos, e vá calçada com o mais pesado deles;
- Evite muitas nécessaires e opte pelas versões de cosméticos que vem em frascos menores;
Dicas bônus para não amassar
- As peças mais pesadas vão no fundo da mala, e as mais leves (ou que amassam) vão por cima;
- Coloque as blusas esticadas na mala (se a mala for grande), dobrando as mangas no recorte da cava;
- Caso a mala seja de um tamanho menor, coloque as blusas esticadas na horizontal dobrando a parte da barra e as mangas no recorte da cava;
- Coloque as calças esticadas, deixando as pernas para fora. Dobre-as por cima de tudo, quando terminar de preencher a mala;