Entenda como as saias podem ajudar a compor looks dos mais variados tipos enquanto mantém as mulheres femininas e cheias de estilo
Assim como os vestidos, as saias são opções super femininas para compor o look de qualquer mulher; podendo ser combinadas com peças diferentes e até mais puxadas para o masculino sem deixar que o visual caia na mesmice ou no desleixo. Tendo em mente que a saia certa pode fazer toda a diferença em um look, deixando-o mais elegante e interessante; também vale lembrar que o uso da saia errada pode afetar negativamente o visual, tornando-o vulgar ou pouco apropriado num piscar de olhos.
Seguindo as premissas que fazem com que uma mulher entenda o tipo de roupa que fica melhor para si, o tipo de corpo e a ocasião seguem como os principais pontos de atenção na hora de escolher saias. Formato e comprimento são as chave para escolher a melhor saia de acordo com um tipo específico de corpo e, com isso em mente, confira os modelos e tipos mais adequados para nunca errar na hora de compor um look feminino e interessante tendo essa emblemática peça como destaque.
De acordo com o tipo de corpo
- Ampulheta
As mulheres com mais curvas devem optar por saias que valorizem as formas sem exageros, para não tornar o look vulgar. Suavizar a curvas sem escondê-las é o objetivo, e isso pode ser atingido com saias evasê, de corte reto ou lápis (caso o quadril não seja muito largo).
- Retângulo
A meta aqui é criar a impressão de uma cintura mais fina e marcada, dando mais ênfase e volume aos ombros e quadris. Para isso, as melhores apostas são as saias do tipo tulipa, evasê, godê, em A e bandage.
- Oval
Afinar a silhueta e disfarçar o volume do corpo são os objetivos, que podem ser atingidos com saias de corte reto, evasê e de comprimento no joelho. Cores escuras, opacas e lisas também ajudam muito a dar uma impressão mais fina e elegante ao corpo.
- Triângulo
Para as mulheres que tem a parte inferior mais volumosa, o ideal é chamar a atenção para a porção superior e disfarçar as imperfeições. As cores lisas, escuras e opacas também funcionam bem nesse caso, assim como as saias em A, retas transpassadas e de corte reto.
- Triângulo invertido
No caso das mulheres mais robustas na parte de cima, a meta é equilibrar ombros e quadris. Como o destaque, neste caso, é para os quadris, opções estampadas, de cores claras, brilhantes, com detalhes, plissados e bastante volume caem bem; assim como o modelo evasê.
De acordo com a altura
- Mulheres baixas
Alongar a silhueta é a finalidade e, quanto mais as pernas ficarem à mostra, mais longilíneo parecerá o corpo. Minissaias e saias acima dos joelhos são boas opções para atingir o efeito. Para as baixinhas que gostarem de saias longas, o ideal é buscar cortes retos e estampas menores, que deixem aparecer a ponta dos sapatos ao andar. Blusas e saias de pouco contraste também ajudam a alongar o corpo, e as saias midi ou longuete devem ser evitadas, já que achatam a silhueta.
- Mulheres altas
Saias abaixo do joelho e de comprimento midi podem fazer parte do guarda-roupa das mulheres mais altas, e as saias longas podem até ser usadas com rasteirinhas sem comprometer o visual. O contraste entre saia e blusa também é permitido, pois combinações que achatam a silhueta não causam problemas para as que têm o corpo naturalmente mais longilíneo.
#Fica a dica
Proporção é tudo para não errar na hora de escolher um look adequado com uma saia, e ter em mente o que cai melhor para o seu tipo de corpo é fundamental. Dito isso, fica claro que, da mesma forma que uma mulher de busto mais avantajado deve tomar cuidado com as blusas que usa para não parecer vulgar; uma mulher de coxas muito grossas também deve se policiar pelo mesmo motivo. Portanto, nada de saias muito curtas se as pernas forem cheias de curvas, e nada de saias compridas demais se as pernas forem super finas. Mais uma vez, proporção é palavra-chave!