Luciana Alves

Vestidos – Como escolher o modelo ideal

Saiba como escolher vestidos ideais para diferentes shapes sem complicações

Eleitos por muitas mulheres como escolhas rápidas e eficientes para montar looks versáteis, os vestidos são ótimas opções para quem busca feminilidade e praticidade no dia-a-dia. Podendo ser adaptada para ocasiões que vão do trabalho a eventos mais elegantes, essa peça tão popular pode ser a solução perfeita para o guarda-roupa de mulheres de vidas agitadas. No entanto, é preciso saber como usá-la para tirar proveito de toda a sua versatilidade sem cair em clichês.

Pensando nisso, vale ressaltar que para ter as melhores opções de vestidos no closet é preciso, em primeiro lugar, combinar o corte da peça com o seu tipo de corpo – chamando a atenção para os pontos que devem ser valorizados e disfarçando o que não lhe agrada tanto no shape.

Destacando o busto e as formas do corpo, os modelos de vestido envelope ganham destaque entre os mais indicados para mulheres de corpo em formato oval. A padronagem é outro fator que pode influenciar muito, e enquanto as estampas com linhas diagonais ajudam a esconder gordurinhas e imperfeições; as de linhas verticais criam um efeito mais alongado no corpo.

vestido envelope

Para valorizar ainda mais as formas dos corpos mais cheinhos, opções lisas e de cores escuras também são boas pedidas, já que ajudam a diminuir o volume (dando a impressão de um corpo mais sequinho) e deixam o look mais elegante de uma forma geral.

As mulheres mais magras já podem tirar proveito de quase todos os tipos de vestido; no entanto, se as suas formas forem mais “quadradas” e o seu corpo for do tipo retângulo, modelos que marquem a cintura sem contraste podem ser boas escolhas para criar curvas.

Para aproveitar a versatilidade que essa peça permite, no entanto, é necessário prestar atenção no tipo de ocasião para a qual o vestido deve se adaptar. Na hora de transformar um look de trabalho em um visual para uma festa mais animada, por exemplo, os acessórios entram em ação – e a simples troca de uma bolsa mais séria com uma sapatilha por uma clutch e um salto podem mudar completamente o estilo da peça.

Colares e brincos de destaque são outras alternativas de acessórios que podem transformar um look por completo, e vale a pena investir em peças marcantes para esse tipo de ocasião.

Vale lembrar que vestidos de decotes discretos e comprimento na altura dos joelhos (ou mais comprido, como midi ou até longo) são os melhores para quem precisa mudar o tom do look ao longo do dia; permitindo que a peça se adapte a diferentes situações sem correr o risco de parecer vulgar ou inadequada.

Veja abaixo os exemplos de como transformar vestidos de trabalho em vestidos para a noite, mudando ou acrescentando apenas acessórios.

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile